Autismo e Terapia – O que é o TEACCH?

Publicado em 20 de outubro de 2015

Autismo e Terapia – O que é o TEACCH?

TEACCH

O que é o TEACCH que vem sendo utilizado em algumas APAEs?

O Programa TEACCH  é um treinamento e programa clínico que surge a partir de pesquisas realizadas na Universidade da Carolina do Norte, desenvolvidas pelos doutores Eric Schopler e Robert Reichler na década 60.  Esse programa com base teórica comportamental, desenvolveu a abordagem de intervenção chamada “structured TEACCHing” (em português “ensino estruturado”, mais uma intervenção em ABA -Applied Behavior Analysis). O que chamamos no Brasil de TEACCH é o “structural TEACCHing”, uma matriz de ensino com base nas características de aprendizagem dos indivíduos com autismo. Em resposta as dificuldades apresentada por esses indivíduos, o “structured TEACCHing”inclui:

1. Suporte e organização externa para enfrentar os desafios com atenção e função executiva

2. Uso de informação visual e escrita para complementar a comunicação verbal

3. Suporte estruturado para a comunicação social

O “Structured TEACCHing”não é um currículo, mas sim uma estrutura para apoiar a execução dos objetivos educacionais e terapêuticos. Essa estrutura inclui:

1. Organização física

2. Horários individualizados

3. Sistema de trabalho (atividade)

4. Estrutura e apoio visual em tarefas e atividades

O Programa TEACCH empenha-se em desenvolver e formar estudantes e profissionais que atendem indivíduos com autismo. Além dos estudantes de pós-graduação da própria instituição, o TEACCH realiza treinamentos nacionais e internacionais, e tornou-se um modelo para outros programas em todo o mundo.

No Brasil este tipo de interveção tem sido utilizadas em muitas Apaes, e parece se adequar bem as necessidades especificas desse tipo de instituição!  Abaixo segue vídeo legendado para ilustrar o “Structured TEACCHing” (não esqueça de ativar a legenda nas configurações)

Fonte: http://www.autismoeterapiaaba.com/?_escaped_fragment_=O-que-%C3%A9-o-TEACCH-que-vem-sendo-utilizado-em-algumas-APAEs%2Fcmbz%2F56236bca0cf2c3576e6432fb

faça uma doação