Instituto SER participa do “Abril Azul”

Publicado em 1 de abril de 2015

Instituto SER participa do “Abril Azul”

Exposição de arte, desafio de natação e caminhada estão incluídos na programação

O objetivo é divulgar e conscientizar sobre o autismo em seu Dia Mundial (02 de abril), quando luzes azuis serão acesas pela cidade em prol da causa

 

Visando promover e compartilhar conhecimentos sobre o autismo, o Instituto SER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, participa do “Abril Azul”, dedicado à Conscientização do Autismo, que será marcado por uma programação especial: exposição de arte, desafio de natação adaptado e caminhada no Parque Taquaral. A série de eventos será em homenagem ao Dia Mundial do Autismo (02 de abril), quando diversos cenários em todo o Brasil são iluminados com a cor azul em prol da causa.

 

Há quatro anos, a instituição já promove ações e atividades a fim de lembrar a data e conscientizar sobre a patologia. “A partir de 2012, com a aprovação da Lei 12.764/12, os direitos dos autistas cresceram, o que gerou maior interesse por parte das pessoas”, lembra a Dra. Cláudia Dubard, diretora do Instituto SER.

 

A educadora também ressalta a importância do envolvimento da Prefeitura Municipal de Campinas, que participa com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e também da Secretaria Municipal de Esportes com efetiva participação e mobilização. “É muito positivo termos um órgão que nos apóia e reconhece o indivíduo. Acredito que esta parceria abre portas para as possibilidades de um tratamento adequado”, afirma Cláudia.

 

Na solenidade de abertura, que será realizada no dia 1º de abril, quem estiver presente poderá prestigiar os trabalhos artísticos dos alunos do Instituto SER, que serão expostos no Paço Municipal.  Ainda neste dia, ao anoitecer, prédios emblemáticos da cidade serão iluminados com luz azul, a cor símbolo do autismo.

 

Dia Mundial da Conscientização

 

No dia 2, a clínica escola estará presente junto a outras entidades na Praça Rui Barbosa, onde serão realizadas atividades, exposições e apresentações, teatrais e musicais, de pessoas com deficiência.

 

Desafio SER de Natação

 

Como parte das atividades que marcam o Mês da Conscientização do Autismo, o Instituto SER realiza também, no dia 10 de abril, o Desafio SER de Natação Adaptado, atividade que já se tornou tradição na escola.

O evento tem como objetivo promover aos atletas participantes a oportunidade de vivenciar práticas esportivas num caráter competitivo baseados em regras oficiais da modalidade de natação, assim como apoiá-los na área motora como forma de desenvolvimento pessoal. Na ocasião, o Instituto SER também receberá esportistas paraolímpicos, portadores de outras deficiências.

 

A clínica escola se despede dos eventos com a Caminhada pelo Autismo, que será realizada no dia 12 de abril, domingo, a partir das 9h, na Lagoa do Taquaral. Para a ocasião, o Instituto SER venderá camisetas comemorativas no valor de R$ 25 reais, na secretaria da escola.

 

Serviço:

Abril Azul

 

01.04 – Quarta-feira

14h30 – Solenidade de abertura do Abril Azul

Local: Paço Municipal

18h – Iluminação do Paço Municipal na cor azul

 

02.04 – Quinta-feira – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

09h às 18h – Feira com atividades, exposições e apresentações, teatrais e musicais, de pessoas com deficiência

Local: Praça Rui Barbosa

 

10.04 – Sexta-feira

09h – Desafio SER Natação Adaptado

Local: CEAR – Centro Esportivo de Alto Rendimento

Endereço: Rodovia Anhanguera, Km 89,5 sentido Capital.

Inscrições pelo site: www.institutoser.com.br

 

12.04 – Domingo

09h – Caminhada pelo Autismo

Ponto de encontro: Lagoa do Taquaral (Entrada 1 – Portão Principal)

Array ( )
faça uma doação