Instituto PENSI participa de caminhada em prol da conscientização do autismo

Publicado em 9 de abril de 2018

Ato reuniu mais de 4000 pessoas e contou com distribuição de material informativo, cartilhas e folders sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 O Núcleo Autismo e Realidade, do Instituto Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI), participou neste domingo (08/04), da Caminhada pelo Autismo. O evento foi organizado pela Associação de Pais Inspirare, pelo Instituto Lumi e pelo Grupo TEApoio, e contou com colaboração de diversas instituições. O ponto de partida do ato foi na Associação da Sabesp, na Rua Treze de Maio, em Cerqueira Cesar, reunindo centenas de famílias vestidas de azul, com atividades lúdicas e de interação entre todos.

A caminhada percorreu a Avenida Paulista, com cerca de 4000 pessoas, de acordo com a organização do evento. O encontro foi encerrado na frente do prédio da FIESP, onde foram distribuídos materiais informativos, cartilhas e folders sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Instituto PENSI como apoiador do evento, além das cartilhas do núcleo temático, também distribuiu um Voucher com 50% de desconto em três cursos online da plataforma EAD da instituição, para pais e interessados no tema.

Para a coordenadora do Núcleo Autismo e Realidade, Joana Portolese, o evento tem como objetivo levar mais informação para sociedade e gerar uma mobilização popular. “Essa caminhada liderada por pais é realizada em prol da conscientização, conhecimento e informação sobre o TEA. É extremamente importante levar conhecimento para a sociedade, para discutir políticas públicas, assim os setores públicos também conhecem mais sobre o tema e acabam tendo que lidar com o transtorno que afeta uma a cada 68 pessoas”, pontuou.

Instituto PENSI

O Instituto Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI) é o braço social da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), da qual também faz parte o Sabará Hospital Infantil, referência nacional em atendimento pediátrico. O instituto é uma associação de fins não econômicos e sem fins lucrativos. Tem como objetivo social a promoção do voluntariado e a realização de pesquisas, desenvolvimentos de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos na área de saúde e segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes, promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.

Núcleo Autismo e Realidade

O Núcleo Autismo e Realidade, originalmente formado como uma ONG de pais e profissionais de saúde, foi incorporado ao Instituto PENSI em 2015, e também faz parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Nesta nova configuração o Núcleo Autismo e Realidade vem trabalhando campanhas de conscientização, projetos e parcerias de capacitação; a capacitação de pais para manejo do comportamento, para a inclusão de seus filhos na escola e a publicação de guias e manuais para pais, professores e cuidadores.

Texto e fotos: Piero Caíque

Array ( )
faça uma doação