abr/2015

09

“Iniciativa Self Azul” na “Virada da Saúde” em São Paulo

“Iniciativa Self Azul” discutirá a descoberta do autista durante a “Virada da Saúde” em São Paulo

iniciativa_SelfAzul.key

Fórum Self Azul

Local: Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – São Paulo – SP

Data: 09/04/2015

Horário: 08h30, às 12h30

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

8:00 – 9:00 Welcome Coffee

9:00 – 9:30 Abertura Fórum – A importância do Fórum – Fiesp; ISS; Guardian

9:30- 10:00 Palestra – CPA Diagnóstico precoce é quase tudo – Wanderley Domingues

10:00 – 10:30 Unifesp – Academia, Sociedade e Realidade – Jair Mari

10:30 – 11:00 Coffee break

11:00 – 11:30 Cari – Uma visão biopsicossocial do Autista – Maria Clara Nassif

11:30 – 12:00 Université Paris Descartes-Sorbonne – Processos de cognição social no Autismo – Marie-Hélène Plumet

12:00 – 12:30 Debate de encerramento – Perguntas das redes e do público

Tendo como referência o Centro Pró-Autista, um Fórum será realizado para promover a conscientização sobre o tema.

Instalação artística na FIESP vai destacar a importância do espelho como instrumento de autodescoberta para o autista

Clique para Informações Completas:

Iniciativa SelfAzul

Virada da Saúde

Durante a Virada da Saúde, que acontece entre os dias 7 e 12 de abril, em São Paulo, a Guardian, uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo, juntamente com o Centro Pró-Autista (CPA), promoverá a Iniciativa Self Azul (www.selfazul.com.br), com o apoio da FIESP e do Instituto Saúde e Sustentabilidade. O objetivo é discutir, conscientizar e sensibilizar empresas, sociedade civil e órgãos governamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujo diagnóstico ainda é difícil e demorado porque muitas famílias, e inclusive profissionais de saúde, desconhecem os sintomas.

“É importante informar e derrubar alguns tabus que cercam os autistas e mostrar que é possível o indivíduo ter uma vida mais independente. Crianças que começam a receber atendimento entre os dois e quatro anos de idade apresentam melhoras significativas, desenvolvem a linguagem, têm melhor adaptação social, frequentam escolas e, quando adultas, perdem grande parte das características do autismo”, conta o médico Wanderley Domingues, presidente do CPA.

Entre as ações previstas no projeto está o Fórum Self Azul, que acontecerá no dia 9 de abril, no auditório da FIESP, das 8h30 às 12h30, com o tema “A descoberta do autista – A emergência do sujeito. Como acontece esta consciência de si que nos revela como é o outro?”.

Na ocasião, os especialistas Wanderley Domingues, Maria Clara Nassif e Jair Mari, além de Marié-Hélène Plumet, que vem da França para palestrar no evento, vão discutir a importância do diagnóstico e tratamento precoce, a participação da família no desenvolvimento do indivíduo, os processos de cognação social do autismo, entre outros assuntos. “A falta de tratamento adequado e precoce compromete o processo de independência pessoal e pode desorganizar todo o sistema familiar e social próximo do indivíduo”, observa Maria Clara Nassif, coordenadora geral do CPA.

Para simbolizar o projeto, uma instalação artística com espelhos doados pela Guardian, idealizada pelo artista plástico Eduardo Srur, será exposta no vão livre do prédio da FIESP, com o objetivo de conscientizar e convidar a população a refletir sobre o autismo de forma lúdica e ressaltar o uso do espelho como um instrumento essencial para a autodescoberta do autista.

“Ser parte desse projeto é motivo de muito orgulho para a Guardian, e poder aliar nossa política de responsabilidade social ao nosso principal produto por sua relevância em todo o processo de autodescoberta de um autista, é muito gratificante”, destaca Mauricio Gasperini, gerente de produtos do segmento de interiores da Guardian.

No Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que haja dois milhões de pessoas com autismo, a maioria do sexo masculino. No mundo, a entidade calcula que são mais de 70 milhões de portadores desse transtorno.

Sobre o Centro Pró- Autista

Fundado em 4 de abril de 2000, o Centro Pró-Autista atende pacientes de todo o Brasil, juntamente suas respectivas famílias, prestando serviço de diagnóstico e indicações terapêuticas para cada perfil de paciente com autismo. Realiza ainda tratamento terapêutico multidisciplinar em seu ambulatório, no centro de atenção diária e nas oficinas, utilizando técnicas de trabalho de padrão internacional.

Sobre a Guardian

Fundada em 1932 em no estado de Michigan (EUA), a Guardian é uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo. A companhia está presente em mais de 25 países, entre eles o Brasil, onde mantém duas fábricas, uma em Tatuí (SP) e outra em Porto Real (RJ), e possui um Centro de Distribuição em Fortaleza (CE).

Clique para aumentar

Desculpe nenhum evento encontrado.

faça uma doação