jun/2015

22

Curso: “Modelo TEACCH no Atendimento de Pessoas com Autismo – 2ª ed.”

O Modelo TEACCH no Atendimento de Pessoas com Autismo – 2ª ed.

448-thickbox_default

Informações e Inscrições apenas AQUI

Módulo 1: Introdução ao Modelo TEACCH;
Módulo 2: Recursos e Habilidades de Pessoas com TEA;
Módulo 3: Aplicabilidade na Prática;
120 horas;
Professoras: Maria Elisa Granchi e Juliana Ciola –
Desconto para grupos de alunos. Consulte-nos

MAIS INFORMAÇÕES

Maria Elisa Granchi Fonseca

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização em Didática do Ensino Superior pela FEAP-SP. Especialização em Arteterapia pelo Núcleo de Arte e Educação de São José dos Campos/SP. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP. É coordenadora geral do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP desde 1993 onde desenvolve programas de intervenção condutual e psicopedagógica para alunos com autismo. Consultora na área da Educação Especial nas áreas de diagnóstico comportamental, levantamento de habilidades, programação escolar e currículo. Supervisora de atendimentos á autistas nas APAEs. Professora universitária em cursos de Pós Graduação em Educação Inclusiva e Arteterapia. TEACCH Practitioner: Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina – Charlotte – USA (uma das duas únicas certificadas no Brasil).

Juliana de Cássia Baptistella Ciola

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e São José do Rio Pardo/SP. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Especialização em Psicopedagogia pela UNIFIAN/SP e Especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro/SP. É coordenadora pedagógica do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP onde atua diretamente com planejamento, ajustes curriculares no modelo TEACCH para alunos com autismo, avaliação e orientação ás APAEs.

Valor:

*R$ 450,00 – parcele em até 6x sem juros.

Carga horária:

120 Horas

Inscrições: abertas

Data de realização: 2ª turma: ínício 22/06/2015

Público alvo:

Profissionais que atuam com alunos com transtorno do espectro autista de 3 a 14 anos, familiares e demais interessados. Aberto a toda comunidade.

Objetivo:

1) Capacitar os participantes do curso para compreender o funcionamento das crianças com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo TEACCH apresentado estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.

2) Oferecer aos participantes um modelo de avaliação a partir dos elementos do Programa TEACCH com fins de planejamento e intervenção (adultos e crianças).

3) Apresentar situações de ensino, modelos de atividades, ajustes curriculares e adaptadores a partir do modelo TEACCH. Enfatizar a prática do ensino estruturado com base nos elementos e critérios de aplicação em situações domésticas, nas escolas e nas clínicas

Metodologia:

leitura de textos, aplicação de questionários, indicação de filmes, realização de atividades práticas, participação em fóruns, chats e avaliação.

Certificado:

Os  alunos que alcancarem 75% de participação, receberão o certificado validado pela Uniapae/Fenapaes.

 Conteúdo Programático

MÓDULO I – INTRODUÇÃO AO MODELO TEACCH

Unidade 01: Autismo (histórico, definição, características, diagnóstico (M-CHAT, CARS, DSM – IV TR e CID 10);

Unidade 02: Modelo TEACCH – O modelo TEACCH (histórico, princípios, fundamentação básica, objetivos, teorias subjacentes; desmitificando o assunto);

Unidade 03: Método de Ensino, elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais; conhecendo os níveis de trabalho (nível I, nível II, nível III e nível IV);

Unidade 04: Currículo Escolar; Objetivos educacionais (educação infantil e ensino fundamental);

Unidade 05: Adequando tarefas com apoio de estruturas visualmente mediadas.

MÓDULO II – AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE PESSOAS COM TEA: UM MODELO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO TEACCH NO DIAGNÓSTICO DE HABILIDADES

Unidade 01: A pessoa com TEA na perspectiva TEACCH;

Unidade 02: Importância da avaliação no modelo generalista;

Unidade 03: Esquemas de avaliação: habilidades a serem investigadas, roteiros/protocolos de avaliação, materiais usados, registros;

Unidade 04: Definição de uma proposta de trabalho: levantamento do nível de trabalho, perfil da pessoa com TEA, plano desenvolvimento individual e implicações no tratamento.

MÓDULO III: Adequações curriculares para o trabalho com autistas

Unidade 01: Revisitando os conceitos de TEA na perspectiva do modelo TEACCH;

Unidade 02: Revendo os conceitos do programa TEACCH e elementos de trabalho;

Unidade 03: Praticando o TEACCH: como e onde usar adequações no ambiente, agendas, murais, sistemas de trabalho, sinalizações, estrutura de trabalho (individual, aprender, grupo, lazer);

Unidade 04: Adequações curriculares para o trabalho com os níveis I, II, III e IV;

Unidade 05: Exemplos e sugestões de materiais.

Você já realizou o 1º módulo de Introdução ao Autismo TEACCH (Ensino Estruturado)? Então entre em contato conosco, e solicite o seu desconto exclusivo! secretariauniapae@apaebrasil.org.br

DESCONTO PARA GRUPOS – CONSULTE-NOS

Clique para aumentar

Desculpe nenhum evento encontrado.

faça uma doação